quinta-feira, 24 de março de 2011

A Turma do Balão Magico



Turma do Balão Mágico foi uma banda infantil brasileira dos anos 80. Originou o programa infantil Balão Mágico na Rede Globo (1983-1986). Seus álbuns venderam mais de 10 milhões de cópias no Brasil.
O grupo lançou 5 álbuns, sendo uma das maiores bandas infantis da história do Brasil. Emplacou muitas músicas de sucesso, sendo as mais famosas Amigos do Peito, Superfantástico e Ursinho Pimpão. Outras músicas que ficaram na lembrança foram Baile dos Passarinhos, É Tão Lindo, Se Enamora, Tia Josefina, Barato Bom é da Barata e Tic-Tac.



A TURMA DO BALÃO MÁGICO 1982 (Compacto)

Disco Raro com apenas duas canções:  "A Galinha Magricela" e "P.R Você".  Lembrando que este disco não foi comercializado e o grande álbum de estréia aconteceria pouco tempo depois.

Segue a seqüência de participação dos integrantes da Turma do Balão Mágico nos discos.  Disco 1: Tob, Mike e Simony Disco 2: Tob, Mike e Simony Disco 3: Tob, Mike, Simony e Jairzinho Disco 4: Mike, Simony, Jairzinho e Ricardinho Disco 5: Mike, Simony, Jairzinho, Ricardinho e Luciana


A TURMA DO BALÃO MÁGICO 1982 

O primeiro disco foi um compacto raro com apenas duas canções:  "A Galinha Magricela" e "P.R Você".  Logo depois foi lançado o Long Play com os Hits: A Galinha Magricela, Baile dos Passarinhos, O Trenzinho, Charleston, Tem Gato Na Tuba, Upa! Upa! (Meu Trolinho), Co-Co-Uá e Dança Sim.




1- BAILE DOS PASSARINHOS
2- TEM GATO NA TUBA
3- A GALINHA MAGRICELA
4- O PATO CANTOR
5- COWBOY DO AMOR
6- P.R. VOCÊ
7- UPA! UPA!
8- CHARLESTON
9- A CANÇÃO DOS FELISBERTOS
10- CO-CO-UÁ
11- OH! SUZANA
12- DANÇA SIM
13- O TRENZINHO

A TURMA DO BALÃO MÁGICO 1983

Segundo álbum Long Play da Turma.  Maiores Hits: Superfantástico, Ursinho Pimpão, Amigo e Companheiro, Juntos, Ai! Meu Nariz e Mãe-Ie.



1- SUPERFANTÁSTICO (Com Djavan)
2- AI MEU NARIZ
3- URSINHO PIMPÃO
4- O MEU AVÔ
5- VOCÊ E EU
6- SEU FELIPE DORMINHOCO
7- JUNTOS (Com Baby Consuelo)
8- GAGUEJEI
9- AMIGO E COMPANHEIRO
10- MAI-IÊ

A TURMA DO BALÃO MÁGICO 1984

Terceiro disco da Turma com os Hits: Amigos do Peito (Somos Amigos), Se Enamora, Bombom, É Tão Lindo, Dia de Festa, Tia Josefina, Dia dos Pais e Mãe, Me Dá Um Dinheirinho.

Já nos anos de sucesso do Balão, em 1982,1983 e 1984, os shows eram sempre com Simony, Tob e Mike, e Jairzinho, mesmo depois de entrar em 84, nunca participava da turnê. Luciana ficava apenas no programa, e Fofão ajudava as crianças a cantar. Quando Fofão saiu, foi "substituido" por Cascatinha, uma criança dentuça e um pouco feia. Tob fazia par romântico com Simony em VÁRIAS canções, como PR VOCÊ, SE ENAMORA (Uma das músicas de maior sucesso no grupo) e MÃE ME DÁ UM DINHEIRINHO, entre outras.
 


1- É TÃO LINDO (com Roberto Carlos)
2- QUADRINHAS E UM REFRÃO
3- SE ENAMORA
4- MÃE, ME DÁ UM DINHEIRINHO (Com Pepeu Gomes E Baby Consuelo)
5- ZIP E ZAP
6- BOMBOM
7- AMIGOS DO PEITO (com Fábio Jr.)
8- MEU MOCINHO, MEU COWBOY
9- DIA DOS PAIS
10- TIA JOSEFINA
11- PALHA E AÇO
12- DIA DE FESTA (Com Fofão)

A TURMA DO BALÃO MÁGICO 1985

Quarto álbum da Turma do Balão Mágico, já sem Toby e com a entrada de Ricardinho em seu lugar.  Os maiores Hits: Barato Bom É Da Barata, Tic Tac, Coração, Não Dá Para Parar A Música e Chega Mais Um Pouco.

No ano de 1985, passou o cometa Halley na Terra, e com ele o Halleyfante, um tipo de robô elefante que viera para brincar com a Turma. No mesmo ano, a CBS retiraria Tob da banda, e colocando no lugar Ricardinho. Nisso, Tob ficou apenas por um tempo no programa, até sair de vez. Chegou a vez de Jairzinho assumir o vocal romântico. Saíram músicas bonitas, como Coração e Garota e Garoto. Mas Jairzinho começou a cantar na reta final do Balão, e por isso só durou 2 discos dos 5 lançados. No último, ocorreu algo interessante.

 

1-  BARATO BOM É DA BARATA(Com Erasmo Carlos)
2- NÃO DÁ PRA PARAR A MÚSICA (Com Grupo Metrô)
3- FIM DE SEMANA (Com Dominó)
4- TIC TAC (Com Castrinho)
5- TREM MINEIRO
6- CORTARAM MEU VERÃO
7- CHEGA MAIS UM POUCO (Com O Grupo Dominó)
8- GAROTA E GAROTO (Com Moraes Moreira)
9- CORAÇÃO
10- UM RAIO DE SOL (Com Baby Consuelo)
11- SOLDADINHO DE CHUMBO
12- MOCHILA AZUL

A TURMA DO BALÃO MÁGICO 1986

Último disco da Turma, onde o programa "Balão Mágico" daria lugar ao "Xou da Xuxa".  Os maiores Hits: Roda Roda Pião, O Que Cantam As Crianças, Paratchibum, Menina e Felicidade.

Mike estava crescendo, mudando os gostos, saindo da infância. Ricardinho também. Com base nisso, a CBS apostou apenas em Jairzinho e Simony para o último CD, e apelou para um ritmo mais juvenil. O problema é que isso não é Balão Mágico. A falta de divulgação e as músicas melodramáticas do CD fizeram deste o LP mais fraco do grupo. Mike e Ricardinho participam apenas do Coral. O que diferenciou esse LP do primeiro do grupo (que também conta apenas com Simony e Tob, e apenas uma música de Mike) foi que o de 1982 tinha músicas conhecidas, mais alegres e menos juvenis. Tob e Simony sincronizavam perfeitamente. O último LP, deveria ser mais aproveitado, pois as duas crianças estavam afinadíssimas. Mas, com a fraca renda deste, a CBS acabava com A Turma do Balão Mágico em 1986.


1- RODA RODA PIÃO
2- BOA VIDA (Tema Do Gato Garfield)
3- MENINA (Com Leo Jaime)
4- PA-RA-TCHI-BUM
5- PUTZ, O GRANDE MAGO
6- FLECHAS DO AMOR
7- O QUE CANTAM AS CRIANÇAS (Com José Luis Perales)
8- FELICIDADE (Com Simone)
9- SALSITA
10- VOCÊ É MÚSICA
11- BATE PALMA
12- PAPABAQUIGRIFISMO
13- TRAVESSEIRO


Grandes Sucessos








...

Balão Magico


 Blog do Toninho
...

2 comentários:

  1. Link deletado.. reposta por favor. obrigado

    ResponderExcluir
  2. Faltou citar o compacto do segundo album com 4 faixas, 1983.

    ResponderExcluir


Flash House

Flash House

Flash Back

Flash Back

Flash Dance

Flash Dance