terça-feira, 21 de maio de 2013

Changeman


Esquadrão Relâmpago Changeman


Dengeki Sentai Changeman (電撃戦隊チェンジマン Dengeki Sentai Chenjiman, traduzido e lançado no Brasil como Esquadrão Relâmpago Changeman) é uma série de televisão japonesa do gênero tokusatsu, parte da franquia dos Super Sentais. Produzida pela Toei Company, foi originalmente exibida pela TV Asahi entre 2 de fevereiro de 1985 e 22 de fevereiro de 1986, sucedendo Bioman e antecedendo Flashman.
Fez grande sucesso em seu país de origem e no Brasil, onde foi exibido a partir de 1988 pela extinta Rede Manchete até meados de 1994 e a partir do mesmo ano pela Rede Record e mais tarde pela TV Gazeta. A série completa foi lançada em VHS pela Everest Vídeo (mais tarde Tikara Filmes). Atualmente é exibida pela Rede Brasil.


 Cinco integrantes do exército dos Defensores da Terra são banhados pela Força Terrestre (Earth Force) e adquirem cada um os poderes de um densetsu-ju (animal lendário): Dragão (Change Dragon), Grifo (Change Griphon), Pégaso (Change Pegasus), Sereia (Change Mermaid) e Fênix (Change Phoenix). Com um vasto arsenal e o poderoso Change-Robô eles lutam contra os alienígenas de Gôzma, um império galáctico cuja sede fica no planeta de mesmo nome, e que conquistara e anexara um número sem-fim de mundos. Gôzma é liderado pelo malévolo Senhor Bazoo (Sei Oh Bazoo) e sua horda de ajudantes, que querem a qualquer custo dominar o planeta Terra.


Em Meados da década de 1980, o empresário Toshihiko Egashira da Everest Video, lança Jaspion e Changeman em VHS , em 1988, negocia com a Rede Manchete para exibir as séries no programa Clube da Criança .
A série seria exibida ainda pela Rede Record e TV Gazeta e em 2009, a Focus Filme lançou um Box de DVDs da série .
Vários produtos relacionados as séries foram lançados como roupas, brinquedos e até mesmo histórias em quadrinhos .
Coube a EBAL (Editora Brasil América Latina), lançar no país os primeiros quadrinhos baseados nas séries, produzidas pelo Studio Velpa .
Na década sequinte, a Everest e o Studio Velpa assinaram contrato com a Editora Abril, Changeman passou a ter histórias "O Fantástico Jaspion" e posteriormente na revista Heróis da TV, essas histórias davam sequencia ao fim da série (ao contrário das histórias da EBAL, que adaptavam episódios da série de TV), os autores estabeleceram que Jaspion, Changeman, Maskman e Spielvan (todas pertencentes a Toei Company) existiam no mesmo universo ficcional .
O Studio Velpa também foi responsável pela revista "Change Kids", uma versão infantil do grupo sentai (muito parecido com o Combo Rangers de Fábio Yabu, lançado na década de 2000) .

Apesar de vários artistas envolvidos na produção das revistas tivessem influência dos mangás , optou-se pelo estilo dos comics de super-heróis (na época publicados pela Editora Abril) .
Enquanto os títulos da EBAL e da Bloch eram publicados no Formato Americano (17 x 26 cm), as revistas da Editora Abril eram publicados no popular formatinho .


Changeman - Primeiro Episódio






Changeman


Blog do Toninho (toninho05)
...

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Flash House

Flash House

Flash Back

Flash Back

Flash Dance

Flash Dance